A estrutura do motor deve ser suficientemente rígida para poder suportar as
elevadas pressões a que estão sujeitos os mancais do virabrequim e as demais
peças internas. É constituída basicamente por duas partes ligadas por meio de
parafusos: a superior chamada de cabeçote do motor e a inferior chamada de bloco
do motor, que contém o virabrequim. Tanto o cabeçote como o bloco podem ser de
ferro fundido, embora também se utilize o alumínio na sua fabricação por ser mais
leve e permitir uma melhor dissipação do calor.
Atualmente, quase todos os motores apresentam as válvulas no cabeçote. No
cabeçote do motor existe, para cada cilindro uma câmara de explosão, um coletor
de admissão, um coletor de escapamento, uma válvula de escapamento, uma
válvula de admissão e um orifício com rosca para o alojamento da vela.
O motor recebe a mistura gasosa através das válvulas de admissão e expele os
gases resultantes da combustão através das válvulas de escapamento. O
mecanismo de abertura e fechamento das válvulas situa-se normalmente na parte
superior do cabeçote do motor.
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